CUIDADOS ESPECÍFICOS DO SPITZ ALEMÃO
CUIDADOS COM A PELAGEM
Apesar de ser um cão peludo, o Spitz Alemão não necessita de cuidados excessivos com os pêlos, escovar sua pelagem de duas a três vezes por semana já é o suficiente para mantê-lo longe do acúmulo de sujeiras. Sendo que, durante a troca de sua pelagem, as escovações devem ser feitas com uma frequência maior.
Os banhos podem ser em intervalos superiores a 20 dias. Os banhos semanais podem prejudicar a pele e o subpelo do seu spitz, causando queda, quebra e uma saúde ruim dos pêlos do seu cãozinho. Não se preocupe pois por ser de uma região muito fria a oleosidade da pele destes pequenos é bastante diferente dos nossos cães tropicais que precisam de banhos semanais.
Use xampus específicos, hipoalergênicos, ou para bebês e de boa qualidade, e muito esporadicamente mascaras para volume. O subpelo do seu spitz é bastante delicado e além das funções de isolamento contra, frio ou calor ele tem a função de sustentar o pelo armado para que todo esse casaco tenha sua função, por isso relaxar essa pelagem com condicionadores ou hidratações malucas não é uma boa ideia.
Escove seu Pom pelo menos duas vezes por semana com uma escova de aço e um pente de metal. Isso distribui os óleos naturais da pele, mantendo o pêlo e a pele saudáveis. A escova ideal é a com as cerdas mais afastadas e sem pinos nas pontas. A escovação deve iniciar com seu cãozinho ainda filhote (a partir de dois ou três meses) afim de evitar o aparecimentos de nos e para que ele se acostume. Com cuidado, é claro! Não use rasqueadeiras, essa ferramenta muito utilizada em pet shops (pois acelera a secagem do cão ) acaba arrancando o sub pelo e causando danos permanentes e extensivos a beleza da pelagem do seu cão
A tosa com maquina não é indicada. Esse tipo de tosa onde é removida parte da camada do subpelo é extremante prejudicial para a saúde da pelagem do seu cão. Alguns exemplares que são tosados dessa maneira, acabam desenvolvendo alopecias. A alopecia pós tosa pode ser permanente e/ou pode levar anos para que o pelo comece a crescer novamente, devido as lesões micro dérmicas causadas no folículo piloso. Além de impedir a sua função principal de proteger a pele do animal. Procure pet shops com profissionais qualificados e que de preferência tenham experiência ou alguma especialização em cuidados com a pelagem da raça Spitz Alemão.
Apare as unhas do seu cão regularmente, principalmente se o seu cão não passar pelo desgaste natural. Se você pode ouvi-los clicando no chão, elas estão muito longas. As unhas curtas e aparadas evitam que as nossas pernas fiquem arranhadas quando o seu Pom salta entusiasticamente para cumprimentá-lo e pode evitar problemas ortopédicos aos seus cães no futuro, pois a unha principalmente em pisos mais lisos modifica a marcha (o andar) do animalzinho.
Alimentação de qualidade – forneça sempre uma alimentação de alta qualidade, a ração influencia muito na qualidade e crescimento da pelagem do seu pet.. De preferência as rações Premium e Super Premium. (Consulte seu Médico Veterinário).
Nota: O quanto o seu cão adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Cães são indivíduos, assim como pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão mais tranquilo. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz a diferença – quanto melhor a ração para cachorro, mais ela vai nutri-lo. Siga as indicações do fabricante no verso da embalagem.
TROCA DA PELAGEM
A partir dos quatro meses de idade , o filhote de Spitz Alemão experimenta uma queda significativa de pelos, essa queda pode variar de animal para animal. Em alguns casos a queda de pelos acontece de forma mais branda e enquanto outros animais têm uma queda mais drástica. Este processo é realizado com um propósito claro: livrar-se do pelo de filhote e dar lugar ao mais maduro, de adulto. Isso é natural, por isso não devemos ficar alarmados se virmos que o filhote esta perdendo muito pelo durante este período de tempo. Da mesma forma, observaremos alguns exemplos de variações de cores. Em geral, cães brancos, pretos ou castanhos, geralmente não experimentam essa mudança de cor. No entanto, você pode notar uma mudança nos cães que são creme e laranja
Em média, a partir dos oito meses de idade, o Spitz deve ter seu pelo adulto. No entanto, pode continuar a crescer até os três anos de idade. O pêlo desta raça é composto por duas camadas, a externa, de pelagem longa e lisa, e a interna, mais densa, curta e lanosa. Assim, os cuidados com os pelos dos adultos deve ser focado na manutenção de ambas as camadas, evitando os produtos e escovas rasqueadeiras que podem prejudicar qualquer um deles.
TRIMMING SPITZ ALEMÃO ANÃO